Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Emílio em FOCO

PROJETO: Fotonovela Geográfica e Histórica


“A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir
                        para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar
na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida,
com o bem  estar de cada um e da sociedade, local e global.”
 PCN.Meio Ambiente pág. 187


O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido. 
O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes como: rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico. 
Nesse primeiro momento as transformações eram quase que insignificantes, uma vez que tudo que se retirava da natureza servia somente para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, processo denominado de “meios de existência”. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano. 
É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém. 
O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, que é um item primordial nessa atividade, ao passo que a população crescia era acompanhado pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo. 
Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros. 
Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras, essas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais. Na extração mineral o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos impactos mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado. 
Nos centros urbanos as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações. 
            Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história. 
As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem, desse modo, a natureza está devolvendo tudo aquilo que as ações antrópicas causaram, são vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. 
As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas. 
A partir das afirmativas, fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos que, se continuar nesse ritmo, provavelmente as próximas gerações enfrentarão sérios problemas, além de comprometer a vida de todos os seres vivos na Terra, inclusive o homem, caso o problema não seja solucionado. 
Sendo assim, o Projeto Fotonovela tem como foco o estudo das alterações no meio ambiente e a diferenciação entre campo e cidade, buscando através de estudos no meio social alternativas de intervenções diretas para que as futuras gerações trabalhem com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

OBJETIVOS GERAIS:

v     Observar e identificar as diferentes histórias, paisagens e população, tendo como foco a descoberta de diferentes culturas e as principais modificações feitas pelo homem no meio ambiente.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

v     Desenvolver no aluno a noção das diferentes paisagens;
v     Identificar as principais diferenças entre essas;
v     Observar e concluir sobre a necessidade das mudanças nos espaços;
v     Perceber sobre populações e características principais;
v     Conscientizar sobre a importância da preservação e estudo do meio ambiente;
v     Analisar a diferença entre cidade e campo;
v     Desenvolver a oralidade;
v     Melhorar a socialização;
v     Desenvolver a criatividade.
v     Reconhecer e conhecer as diversas histórias que as comunidades apresentam;
v     Comparar diferentes culturas;
v     Descobrir fatos, histórias e acontecimentos interessantes que estão presentes nas histórias de vida dos habitantes dessas comunidades.

- ÁREAS:

v     Português;
v     Geografia;
v     História.
v     Ciências

SÉRIES ENVOLVIDAS:

v     Alunos do 8º e 9º ano.

- DESENVOLVIMENTO:

v     Aula expositiva sobre cultura, paisagem e oralidade (áreas específicas);
v     Trabalho com filme “Viagem ao Centro da Terra”, debatendo questões sobre o projeto;
v     Visita a comunidade escolar, fotografando e registrando as ruas, pessoas e curiosidades encontradas;
v     Montagem da fotonovela, tendo como referência as imagens e registros coletados durante a visita a comunidade;
v     Viagem com os alunos para outras comunidades no intuito de confrontar novas realidades com as pesquisadas na comunidade;
·        8º e 9º ano: Serra do Cipó.
v     Montagem dos relatórios com base nos registros realizados durante as viagens.
v     Montagem da segunda fotonovela a partir das fotos coletadas na viagem.
v     Apresentação dos trabalhos montados a comunidade escolar.

- CULMINÂNCIA:

v     Apresentação da fotonovela;
v     Escolha dos melhores trabalhos e premiação;
v     Confraternização dos alunos.

- AVALIAÇÃO:

      Será avaliada a oralidade, escrita e participação dos alunos no desenvolvimento do projeto, levando em consideração a criatividade, envolvimento entre os participantes, compromisso, comportamento e pontualidade.

- MATERIAL:

v     Máquina fotográfica;
v     Computador com programa adequado;
v     Data show.

DURAÇÃO: Aproximadamente 2 meses (agosto e setembro).

OBS: Este trabalho estará ligado à preparação da feira Cultural e Cientifica a ser realizada no mês de setembro de 2010 e do Programa Semeando.


RESPONSÁVEIS:

v     Claudilene Teixeira Félix Dornas : Diretora
v     Rafael Araújo Rocha: Pedagogo
v     Cleuza Maria Pinto: Professora de História
v     Elza Piedade de Souza Lacerda: Professora de Geografia
v     Maria Aparecida dos Santos : Professora de Língua Portuguesa.
v     Aparecida de Fátima França Ferreira: Professora de Ciências.
v     Poliana Pinto Ribeiro: Professora de Língua Portuguesa .

Confira algumas fotos da nossa viagem a 
Serra do Cipó - "Cachoeira do Farofa" 


























Um comentário:

  1. Essa excursão foi ótima!
    Vamos voltar no próximo ano? ;D
    Abração,
    Cida.

    ResponderExcluir