Pages

sábado, 11 de setembro de 2010

Emílio em FOCO


Visita ao Museu de Artes e Ofícios - MAO 


O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.


Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.


O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais.


A coleção que deu origem ao Museu, com peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinqüenta anos. Nela estão representados os mais variados ofícios do homem brasileiro. São ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos que, individualmente ou em conjunto conduzem cada visitante a uma identificação com o universo do trabalho ali referenciado. A observação do acervo também revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.


O Museu é divido nas seguintes áreas temáticas: 





Jardim das Energias
Ofícios Ambulantes
Ofícios da Cerâmica
Ofícios da Cozinha
Ofícios da Madeira
Ofícios da Mineração
Ofícios da Terra
Ofícios de Lapidação e Ourivesaria
Ofícios do Comércio
Ofícios do Couro
Ofícios do Fio e do Tecido
Ofícios do Fogo
Ofícios do Transporte



Quem deseja visitar este espaço basta fazer o agendamento no site:  http://www.mao.org.br/

No site também, todas as pessoas podem fazer um visita virtual ao museu e se interagir com diversas atividades temáticas.



Assim, nós da Escola Municipal "Emílio de Vasconcelos Costa", dando continuidade ao Plano de Intervenção Pedagógico "  construímos o Projeto "Somando Saberes" dentro dos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. 


O objetivo deste projeto é o trabalho interdisciplinar, forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo; a excursão apresenta-se como uma maneira de se ajustar as necessidades da educação, nesse sentido, pois para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, português e até mesmo da matemática, bem como de muitas outras disciplinas.


Assim dentro deste projeto oferecemos aos nossos alunos do 6º Ano e PAV I a oportunidade de visitar este espaço cultural e poder desfrutar das riquezas intelectuais que este museu oferece.


Os alunos se divertiram muito e aproveitaram este passeio interativo.


Agradecemos a todos coordenadores do MUSEU MAO que nos entenderam com todo carinho e amor; a Secretaria Municipal de Educação de Caetanópolis  pelo transporte; as professoras Aparecida França, Valéria e CIDA pela coordenação do projeto; a diretora Claudilene pelo empenho e a todos os alunos pelo dedicação e envolvimento no projeto.


O nosso muito obrigado.


Rafael Araújo Rocha
Pedagogo





















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário