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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CNEC em FOCO

Projeto Educacional 
Folclore
                          Contos e Encontros 
Folclore significa, basicamente, sabedoria popular.
Fatos folclóricos são as maneira de pensar, agir e sentir de um povo.
Quase sempre transmitidos oralmente e pela imitação.
O folclore, em sua simplicidade,apresenta traços de todas as regiões do país.
Eles povoam a imaginação de todos os brasileiros.
Os fatos folclóricos estão em todas as partes e se manifestam de várias maneiras.

Preocupados na preservação dos valores culturais presentes, nós da CNEC, desenvolvemos o projeto Contos e Encontros, com o objetivo de salientar a importância das raízes folclóricas. 

Veja o nosso projeto: 


Justificativa

O folclore, também denominado cultura popular, é uma manifestação cultural que expressa a identidade de um povo, em diferentes tempos e espaços. De origem inglesa, a palavra folclore tem por significado “conhecimento originado do povo”.
No Brasil, essa herança cultural remonta à nossa formação identitária, originária, em primeiro momento, do encontro entre indígenas, europeus e africanos.
O folclore abrange diversos tipos de manifestações, como lendas, crendices, cantigas de roda, superstições, danças, comidas típicas, dentre outros.
Dessa forma, seu estudo é fundamental para se compreender o passado cultural da sociedade brasileira e entender a realidade social dos dias atuais.

Objetivo Geral

Despertar e resgatar o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural das cinco regiões brasileiras.

Objetivos específicos

­Ø Estimular brincadeiras folclóricas
Ø  Ampliar a linguagem oral
Ø Favorecer a construção da escrita
Ø  Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.
Ø  Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio por meio de danças típicas
Ø  Usar a linguagem visual como expressão
Ø  Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa
Ø  Ampliar o repertório sobre  parlendas e lendas folclóricas
Ø Conhecer a culinária das diversas regiões

Cronograma
De Agosto a Setembro de 2010

Ÿ Responsáveis
Professores Regentes
  
Recursos

Ÿ histórias diversificadas
Ÿ textos
Ÿ lendas
Ÿ dramatizações
Ÿ obras de arte
Ÿ data show
Ÿ músicas
Ÿ jogos e brincadeiras diversas
Ÿ receitas (comidas típicas)
Ÿ pesquisas sobre o folclore
Ÿ modelagem com massinhas
Ÿ dobraduras
Ÿ construção de textos juntamente com as crianças
Ÿ entrevistas

Interdisciplinaridade do projeto

 A sua maior aplicação será no setor de linguagem oral e escrita, com a amplitude dos contos. A criança é conduzida a um mundo de fantasias. O conto é um veículo educativo, usado nas mais antigas civilizações. Serão trabalhados também provérbios, adivinhas, parlendas e jogos.
 Em Natureza e Sociedade, existem as lendas relativas à escravidão, às bandeiras, aos tipos brasileiros, aos seus traços culturais, aos ambientes em que vivem, às serras, às lagoas e aos mares com seus mitos, animais e vegetais. Comidas típicas de cada região.
 Em Matemática, serão usados jogos, e parlendas, desenhos manuais, utilizando materiais diversos, bem como músicas típicas de cada região.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas a partir de sondagens dos conhecimentos prévios das crianças a respeito de folclore. A seguir, elas entrarão em contato com lendas, brincadeiras, trava-línguas, parlendas entre outros e serão orientadas a criar desenhos e dobraduras, para ilustrarem os diversos textos apresentados, ampliando, assim, seu conhecimento na construção do livro.

Culminância

 Apresentação de um momento cultural e um Festival de Pipas e Brincadeiras Folclóricas. 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de um sistemático registro, produzido pelo docente, juntamente com a participação dos alunos. 

















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