Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Emílio em FOCO: "Projeto Novo Mundo"

Tema: "Afetividade e Sexualidade" 




O processo de formação da pessoa atravessa toda a existência humana, e assume matizes diferentes em cada fase da vida.  Em cada etapa o homem é chamado a aprofundar o conhecimento de si mesmo, a tornar-se pessoa, a realizar-se como pessoa. O processo formativo diz respeito a um ser vivo com aspirações e perguntas particulares, que se encontra em um determinado momento de sua historia, em certo contexto cultural, evolvendo assim a interioridade e o ambiente externo à pessoa. Assumir a tarefa de educar implica estar disponível a acompanhar os educandos em suas perguntas, a deixar-se tocar pela realidade deles, com suas dificuldades e desafios e, por isso, constitui uma possibilidade constante para o educador aprofundar seu próprio processo formativo.  De modo especial quem trabalha com adolescentes é provocado continuamente a olhar para si, a dar razões de seus posicionamento e responder em primeira pessoa sobre questões emergentes, enfim, é chamado a mostrar seu rosto pessoas que estão em busca do próprio.

Para contribuir para o processo formativo do adolescente é preciso considerar alguns traços presentes no desenvolvimento da pessoa que está adolescente, do ponto de vista de sua interioridade. Em um segundo lugar compreender algumas características da mentalidade atual que influenciam esse desenvolvimento e, por fim, apontar algumas indicações para o educador que se propõe a colaborar na formação integral dos adolescentes que acompanha.

O ponto de partida para falarmos de educação da afetividade e da sexualidade é o conceito de pessoa, considerada em todas as suas dimensões: corpórea, psíquica e espiritual. A sexualidade compreende o ser humano em sua totalidade; a pessoa não pode exprime-se senão enquanto homem ou enquanto mulher. A masculinidade e a feminilidade são características inscritas na pessoa desde sua concepção. As características genéticas que estão na célula do zigoto e, depois, em todas as outras células são uma realidade sexuada; o ser humano, ao nascer, já possui suas características físicas próprias de homem ou mulher, e o desenvolvimento da personalidade deriva daí. Assim, a sexualidade está intimamente ligada — seja na sua origem, seja na sua expressão ou finalidade — a todas as dimensões do ser da pessoa.

Sendo assim, nós da Escola "Emílio de Vasconcelos Costa" em parceria com o PSF Rural desenvolveu durante este 1º Bimestre no projeto "Novo Mundo" o Tema: Sexualidade e Afetividade, tendo como foco a descoberta de se mesmo e a valorização de seu ser. 

Primeiramente foi apresentado o tema aos alunos pelas professoras de Ciências que em sala discutiram, fizeram um levantamento das principais dúvidas e criaram diversos cartazes informativos sobre o tema.

A culminância se deu no dia 14 de Março, onde em parceria com os Estudantes do Curso Superior em Enfermagem da Faculdade Ciências da Vida apresentam um teatro tendo como foco a descoberta da sexualidade na Adolescência e seus principais "mitos". Logo após foi aberta a discussão com perguntas feitas pelos alunos e respondidas pelos acadêmicos, que com um papo direto e na linguagem deles prenderam atenção de todos os jovens. As perguntas foram sobre diversos assuntos como: Namoro, Virgindade, Beijo, Sexo na Adolescência, "o Ficar". 

Esperamos que a partir deste projeto possamos estar a levar os jovens a um novo olhar sobre a descoberta da sexualidade em suas vidas, na buscar de valores éticos e do respeito para com o outro e consigo mesmo.

Rafael Araújo Rocha
Pedagogo

Fotos...










Próximo tema: Família 

Nenhum comentário:

Postar um comentário