Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Emílio em FOCO: "Projeto Novo Mundo"

Projeto Liderança 2010




O Projeto "Novo Mundo" da Escola Municipal já esta sendo colocado me prática.

Os temas selecionados para este ano de 2010 são: 

Ø     1º Bimestre: Sexualidade e Afetividade (14 de Abril)
Ø     2º Bimestre: Família (30 de Junho)
Ø     3º Bimestre: Direitos e Deveres (29 de Setembro)
Ø     4º Bimestre: Orientação Profissional (17 de Novembro) 

Mas antes de tudo é necessário trabalhar a questão dos representantes de turma. Eles são responsáveis de representar sua turma em reuniões bimestrais informando a Direção e ao Setor Pedagógico suas ideias e também apontar sugestões para a busca de cidadãos comprometidos com sua comunidade na busca constantes de pessoas criticas e reflexivas.

Este trabalho é realizados nos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, tendo também  a oportunidade de melhorar a liderança em sala de aula. 

Para a escolha deste representante foi realizado um trabalho em todas as salas sobre o perfil de representante de turma, pois  uma  um líder precisa saber lidar com as diversidades encontradas em sala de aula. Atualmente, pelas circunstâncias em que vivemos, o exercício da liderança se torna ainda mais importante e fundamental na condução de grupos.

Em cada sala foram escolhido 1 casal de representes que além de participar de todos os encontros deverão estar atentos ao dia-dia da escola.

Entre os objetivos do curso está manter uma relação de diálogo entre educador, educando e orientação educacional, para que juntos possam estabelecer uma relação de afetividade, cumplicidade, exercendo um papel fundamental para as práticas do cotidiano escolar.

Na primeira etapa do projeto, realizada no mês de março, a Direção da Escola juntamente com o Setor Pedagógico fez um encontro de reflexão sobre o perfil de um líder. Neste encontro, os representantes de turma participaram de dinâmicas e ouviram sobre técnicas de organização e rotina escolar. Ainda trabalharam questões como características, atribuições e procedimentos do líder, perfil de liderança e compromisso ético.

Vejo que a escola a escola é um espaço onde é possível transformar e conviver com as diferenças e que o bem-estar individual passa pelo bem estar coletivo. Um líder deve ser capaz de sensibilizar as pessoas e grupos na ação individual e coletiva para a realização de um determinado objetivo percebido por todos como comum.

Esperamos que com este projeto possamo fazer cada dia mais de nossa Escola um lugar democrático onde todos possam estar a participar da construção do conhecimento.

Rafael Araújo Rocha
Pedagogo

Fotos...



                                      

                                      

Texto Trabalhado com os Líderes

PARA SER UM VENCEDOR

          Todo ser  humano  tem  diversos  desejos, metas  e  objetivos  em  suas  vidas,  mas  alguns  acreditam  que  esses  desejos,  essas metas  e  esses  objetivos  jamais  serão alcançados ou realizados, sejam por motivos  físicos, emocionais,  financeiros,  falta de tempo, entre outros.
Para que se possa vencer é necessário  traçar metas e  criar uma estratégia para atingi-las. 
Não  se  trata de estabelecer um  sistema  rígido, em que  completar o que  se começa seja uma obrigação, sem permissão para  crises ou  sem  flexibilidade para fazer mudanças. Mas sim, aprender a decidir e realizar o que é  importante na vida, sem adiar nem se distrair.
E para ser considerada uma meta é imprescindível seguir-se algumas regras, senão tudo não passa de um simples desejo otimista:

  •     Escrever a meta em um pedaço de papel de maneira clara, pois com isso ela se tornará real;
  •      Determinar um prazo para realização dessa meta;
  •      Relacionar  as  dificuldades  para  se  alcançar  os  objetivos,  pois  com isso prepara-se também mentalmente para superá-las;
  •            Traçar um plano de ação;
  •      Listar  pessoas,  bibliografias,  para  buscar  ajuda  para  atingir  os objetivos;
  •      Definir o resultado (o benefício) ao atingir os objetivos


Luiz Marins  acredita  que  as  pessoas  de  sucesso  são  aquelas  que  não  têm medo  de  se  comprometer  e  que  compreende  que  o  sucesso exige  de  cada um  a coragem para correr  riscos, para assumir compromissos e  lutar por seus objetivos.
Para  ele  as  pessoas  que  não  queiram  "doar-se"  àquilo  que  fazem  jamais  terão sucesso  algum,  pois  jamais  experimentarão  o  prazer  de  serem  avaliadas  positivamente, jamais alcançarão seus objetivos e metas.

DICAS PARA VOCÊ VIVER MOTIVADO PARA VENCER

              I.      Só não erra quem não faz: Errar não só é humano, como  necessário. O desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem muito mais através da análise  de  nossos  erros  do  que  de  nossos  acertos.  É preciso ter  a coragem de errar.  
           II.      Pare de reclamar: Tem  gente  que  só  consegue  ver  defeitos,  erros, encontrar  motivos  e,  cada  vez  mais,  reclamar  de  tudo  e  de  todos. Essas pessoas precisam ser treinadas para ver o outro lado do mundo.
         III.      Imagina-se  vencedor:  Crie  em  sua  mente  imagens  positivas  e vencedoras.  Imagine-se conseguindo as coisas que deseja. É preciso condicionar  ou  recondicionar  a  nossa  mente  para  tudo  isso.  Seja positivo.
        IV.      Desperte  a  pessoa  cansada  que  está  dentro  de  você:  É  preciso acordar, despertar, ressuscitar aquela pessoa que um dia existiu dentro de você e que acreditava na vida, na capacidade de lutar e de vencer. Acredite: Você foi feita para o sucesso!
           V.      Abaixo  o  mau  humor:  Pessoas  mal-humoradas,  rabugentas,  que vivem  "emburradas",  estão  fadadas  ao  fracasso  no  relacionamento interpessoal e, portanto, distantes do sucesso que tanto almejam.
        VI.      Muito  obrigado:  Acostume-se  a  agradecer.  Faça  do  agradecimento um hábito em sua vida.
      VII.      A  inveja:  As  pessoas  invejosas  são  pessoas  doentes  que  não  se importam com si mesmas  e que somente conseguem se olhar através do  espelho  do  sucesso  alheio.  É  necessário  levá-las  a  ver  seus próprios  pontos  positivos,  suas  virtudes  e  suas  possibilidades  de vencer pelos próprios méritos.
   VIII.      Sinta  coragem  e  avance:  O  desconhecido  sempre  traz  medo  e insegurança.  Mas  tem-se  que  olhar  o  novo  como  oportunidade  de medir  a  própria  capacidade  de  vencer  obstáculos,  de  criar,  inovar. Sinta coragem e avance em direção ao sucesso.
        IX.      Tenha atitude de aprender sempre: Quanto mais alto for o seu nível hierárquico, mais você precisa ouvir, ler e desenvolver-se. Procure não perder  nenhuma  oportunidade  de  crescer,  aperfeiçoar-se  com  a experiência alheia, trocar idéia, enfim, aprender.
           X.      Abaixo dos grandes egos: Observe a si mesmo. Veja se o seu ego não  está  crescido  demais  e  se  as  pessoas  não  estão  loucas  para  ficarem  livres de  você. Cuidado! Um  ego  crescido  é  caminho  para  o isolamento. 
        XI.      Faça  agora,  não  deixe  para  depois:  Há  pessoas  que  tem  o  mau hábito de  adiar  as coisas. Deixam  tudo  para  depois.  Essas  pessoas são  conhecidas  e  avaliadas  pelos  outros,  simplesmente  pelo  seu hábito de "transferir os seus compromissos para o outro dia".
      XII.      Escreva  seus  objetivos  e metas:  Ter  objetivos  e metas  não  basta para  levá-lo  ao  sucesso.  É  preciso  que  você  os  escreva,  pois  ao escrevê-los,  você  terá  um  "documento"  que  o  fará  responsável  pelo que realmente você deseja.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Às vezes, quando acontece a uma pessoa algo que a desagrada, ela pensa que alguém a está prejudicando. E assim, ela não percebe que a situação, mesmo adversa, é uma oportunidade para se desenvolver.
Nós temos de aprender por nós mesmos, observando quando nossa vida se torna  uma  série  de  tentativas  e  desistências  com  realizações  abaixo  de  nossa capacidade. Aprender a reconhecer em nós o grande potencial que não está sendo realizado.
É claro que não dá para saber o que nos acontecerá no futuro, mas podemos ter a certeza de que  lutamos por algo em que acreditamos  realmente, e com  isso, podemos conhecer tanto o fracasso como a vitória. 
Para vencer e atingir os objetivos é necessário acreditar que somos capazes e lutar com todas as  nossas  forças,  pois  realizar  os  próprios  sonhos  é  o  maior presente que podemos nos dar.
No decorrer  das  nossas  vidas  sempre  estamos  aprendendo  e  nosso maior aprendizado  está  em  nunca  desistir  de  realizar  os  nossos  sonhos  e  desejos. Não podemos  desistir no  primeiro  obstáculo  que aparece, pois  tudo  é uma  questão  de tempo, de insistência e de continuarmos acreditando.   


RAFAEL ARAÚJO ROCHA
Pedagogo
Reg. 011206/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário