Projeto Liderança 2010

O Projeto "Novo Mundo" da Escola Municipal já esta sendo colocado me prática.
Os temas selecionados para este ano de 2010 são:
Ø 1º Bimestre: Sexualidade e Afetividade (14 de Abril)
Ø 2º Bimestre: Família (30 de Junho)
Ø 3º Bimestre: Direitos e Deveres (29 de Setembro)
Ø 4º Bimestre: Orientação Profissional (17 de Novembro)
Mas antes de tudo é necessário trabalhar a questão dos representantes de turma. Eles são responsáveis de representar sua turma em reuniões bimestrais informando a Direção e ao Setor Pedagógico suas ideias e também apontar sugestões para a busca de cidadãos comprometidos com sua comunidade na busca constantes de pessoas criticas e reflexivas.
Este trabalho é realizados nos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, tendo também a oportunidade de melhorar a liderança em sala de aula.
Para a escolha deste representante foi realizado um trabalho em todas as salas sobre o perfil de representante de turma, pois uma um líder precisa saber lidar com as diversidades encontradas em sala de aula. Atualmente, pelas circunstâncias em que vivemos, o exercício da liderança se torna ainda mais importante e fundamental na condução de grupos.
Em cada sala foram escolhido 1 casal de representes que além de participar de todos os encontros deverão estar atentos ao dia-dia da escola.
Entre os objetivos do curso está manter uma relação de diálogo entre educador, educando e orientação educacional, para que juntos possam estabelecer uma relação de afetividade, cumplicidade, exercendo um papel fundamental para as práticas do cotidiano escolar.
Na primeira etapa do projeto, realizada no mês de março, a Direção da Escola juntamente com o Setor Pedagógico fez um encontro de reflexão sobre o perfil de um líder. Neste encontro, os representantes de turma participaram de dinâmicas e ouviram sobre técnicas de organização e rotina escolar. Ainda trabalharam questões como características, atribuições e procedimentos do líder, perfil de liderança e compromisso ético.
Vejo que a escola a escola é um espaço onde é possível transformar e conviver com as diferenças e que o bem-estar individual passa pelo bem estar coletivo. Um líder deve ser capaz de sensibilizar as pessoas e grupos na ação individual e coletiva para a realização de um determinado objetivo percebido por todos como comum.
Esperamos que com este projeto possamo fazer cada dia mais de nossa Escola um lugar democrático onde todos possam estar a participar da construção do conhecimento.
Rafael Araújo Rocha
Pedagogo
Fotos...
Texto Trabalhado com os Líderes
PARA SER UM VENCEDOR
Todo ser humano tem diversos desejos, metas e objetivos em suas vidas, mas alguns acreditam que esses desejos, essas metas e esses objetivos jamais serão alcançados ou realizados, sejam por motivos físicos, emocionais, financeiros, falta de tempo, entre outros.
Para que se possa vencer é necessário traçar metas e criar uma estratégia para atingi-las.
Não se trata de estabelecer um sistema rígido, em que completar o que se começa seja uma obrigação, sem permissão para crises ou sem flexibilidade para fazer mudanças. Mas sim, aprender a decidir e realizar o que é importante na vida, sem adiar nem se distrair.
E para ser considerada uma meta é imprescindível seguir-se algumas regras, senão tudo não passa de um simples desejo otimista:
- Escrever a meta em um pedaço de papel de maneira clara, pois com isso ela se tornará real;
- Determinar um prazo para realização dessa meta;
- Relacionar as dificuldades para se alcançar os objetivos, pois com isso prepara-se também mentalmente para superá-las;
- Traçar um plano de ação;
- Listar pessoas, bibliografias, para buscar ajuda para atingir os objetivos;
- Definir o resultado (o benefício) ao atingir os objetivos
Luiz Marins acredita que as pessoas de sucesso são aquelas que não têm medo de se comprometer e que compreende que o sucesso exige de cada um a coragem para correr riscos, para assumir compromissos e lutar por seus objetivos.
Para ele as pessoas que não queiram "doar-se" àquilo que fazem jamais terão sucesso algum, pois jamais experimentarão o prazer de serem avaliadas positivamente, jamais alcançarão seus objetivos e metas.
DICAS PARA VOCÊ VIVER MOTIVADO PARA VENCER
I. Só não erra quem não faz: Errar não só é humano, como necessário. O desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem muito mais através da análise de nossos erros do que de nossos acertos. É preciso ter a coragem de errar.
II. Pare de reclamar: Tem gente que só consegue ver defeitos, erros, encontrar motivos e, cada vez mais, reclamar de tudo e de todos. Essas pessoas precisam ser treinadas para ver o outro lado do mundo.
III. Imagina-se vencedor: Crie em sua mente imagens positivas e vencedoras. Imagine-se conseguindo as coisas que deseja. É preciso condicionar ou recondicionar a nossa mente para tudo isso. Seja positivo.
IV. Desperte a pessoa cansada que está dentro de você: É preciso acordar, despertar, ressuscitar aquela pessoa que um dia existiu dentro de você e que acreditava na vida, na capacidade de lutar e de vencer. Acredite: Você foi feita para o sucesso!
V. Abaixo o mau humor: Pessoas mal-humoradas, rabugentas, que vivem "emburradas", estão fadadas ao fracasso no relacionamento interpessoal e, portanto, distantes do sucesso que tanto almejam.
VI. Muito obrigado: Acostume-se a agradecer. Faça do agradecimento um hábito em sua vida.
VII. A inveja: As pessoas invejosas são pessoas doentes que não se importam com si mesmas e que somente conseguem se olhar através do espelho do sucesso alheio. É necessário levá-las a ver seus próprios pontos positivos, suas virtudes e suas possibilidades de vencer pelos próprios méritos.
VIII. Sinta coragem e avance: O desconhecido sempre traz medo e insegurança. Mas tem-se que olhar o novo como oportunidade de medir a própria capacidade de vencer obstáculos, de criar, inovar. Sinta coragem e avance em direção ao sucesso.
IX. Tenha atitude de aprender sempre: Quanto mais alto for o seu nível hierárquico, mais você precisa ouvir, ler e desenvolver-se. Procure não perder nenhuma oportunidade de crescer, aperfeiçoar-se com a experiência alheia, trocar idéia, enfim, aprender.
X. Abaixo dos grandes egos: Observe a si mesmo. Veja se o seu ego não está crescido demais e se as pessoas não estão loucas para ficarem livres de você. Cuidado! Um ego crescido é caminho para o isolamento.
XI. Faça agora, não deixe para depois: Há pessoas que tem o mau hábito de adiar as coisas. Deixam tudo para depois. Essas pessoas são conhecidas e avaliadas pelos outros, simplesmente pelo seu hábito de "transferir os seus compromissos para o outro dia".
XII. Escreva seus objetivos e metas: Ter objetivos e metas não basta para levá-lo ao sucesso. É preciso que você os escreva, pois ao escrevê-los, você terá um "documento" que o fará responsável pelo que realmente você deseja.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Às vezes, quando acontece a uma pessoa algo que a desagrada, ela pensa que alguém a está prejudicando. E assim, ela não percebe que a situação, mesmo adversa, é uma oportunidade para se desenvolver.
Nós temos de aprender por nós mesmos, observando quando nossa vida se torna uma série de tentativas e desistências com realizações abaixo de nossa capacidade. Aprender a reconhecer em nós o grande potencial que não está sendo realizado.
É claro que não dá para saber o que nos acontecerá no futuro, mas podemos ter a certeza de que lutamos por algo em que acreditamos realmente, e com isso, podemos conhecer tanto o fracasso como a vitória.
Para vencer e atingir os objetivos é necessário acreditar que somos capazes e lutar com todas as nossas forças, pois realizar os próprios sonhos é o maior presente que podemos nos dar.
No decorrer das nossas vidas sempre estamos aprendendo e nosso maior aprendizado está em nunca desistir de realizar os nossos sonhos e desejos. Não podemos desistir no primeiro obstáculo que aparece, pois tudo é uma questão de tempo, de insistência e de continuarmos acreditando.
RAFAEL ARAÚJO ROCHA
Pedagogo
Reg. 011206/2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário