Pages

domingo, 15 de agosto de 2010

Emílio em FOCO


Semana do Estudante 2010



Entre os dias 9 e 13 de agosto a Escola Municipal “Emílio de Vasconcelos Costa” estava em FESTA!!!

Comemoramos com diversas atividades a SEMANA DO ESTUDANTE.

Para este momento de descontração e divertimento toda a equipe da nossa escola se mobilizou em intuito de fazer desta semana uma verdadeira FESTA!

Tivemos diversas atividades: Bingo, Sessão Cinema, Passeios, Momentos de Reflexão e Diversas atividades esportivas.

Além é lógico de um cardápio de dar “água na boca”...

O momento mais lindo e marcante desta semana foi o momento de reflexão realizado pelo meu grande AMIGO Alex. Seu trabalho é todo voltado para o resgate de jovens que perderam o sentido da vida e estão à procura de novos horizontes.

Graças as suas palavras nossos alunos puderam refletir sobre as questões da juventude e também a necessidade de uma vida voltada para DEUS.

Foi uma semana cheia de muita alegria e emoção...

Parabéns a todos os estudantes!!!

Rafael Araújo Rocha
Pedagogo

Veja um pouco da História do “Dia do Estudante” e alguns momentos marcantes da nossa comemoração...

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?
Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!
E ser jovem, o que é?
Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?
E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?
Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:
"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."

A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!

Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca

 Oração do Estudante
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto é o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV. eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser um bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo cada dia para recomeçar. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário