Pages

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Giro pelo MUNDO...

COPA DO MUNDO  2010


A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul.

E é lógico que neste tempo de Copa do Mundo, as escolas tem a oportunidade de levantar diversos temas.

ü     Na Escola Municipal “Emílio de Vasconcelos Costa”, além de filmes e textos de intervenção que estão sendo trabalhados com as turmas, nossa FESTA JUNINA será toda em VERDE e AMARELO ressaltando as cores do Brasil. Até uma dança esta sendo preparada para saldar o nosso BRASIL que está rumo ao HEXA. Em breve postaremos alguns textos trabalhados e muitas fotos.

ü     Já no Colégio Cenecista “Bernardo Mascarenhas”, nossa copa vem acompanhada de muita MATEMÁTICA. No dia 10 de junho (quinta-feira) estaremos realizando a nossa Feira “MATAMÁGICA EM AÇÃO” que traz o estudo dos números de forma dinâmica e muito divertida. Atenção para os temas serão trabalhados:

·         Educação Infantil e 1º Ano: Blocos Lógicos (Não haverá apresentação. Os alunos, porém, terão uma TARDE MATEMÁTICA)
·         2º Ano: Sólidos Geométricos
·         3º Ano: Material Dourado
·         4º Ano: Ábaco e Desafios com Palitos
·         5º Ano: Desafios Matemáticos

Então aguardem que muito em breve muitas notícias sobre a nossa feira em ritmo de COPA.

Deixo para vocês algumas curiosidades da Copa, além da música tema.

DEUS seja nos LUZ!

Abraços...

Rafael Araújo Rocha
Pedagogo


Curiosidades da Copa de 2010

·        A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.
·         Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).
·        A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a musica remixada Wavin’ Flag (Bandeira ao Vento, em Português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da copa do mundo. A música atualmente já está sendo interpretada em vários idiomas, e o cantor já gravou uma das versões com o artista espanhol David Bisbal. Organizadores do evento incluiram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de “Oh África”, do Cantor Senegalês Akon, interpretada juntamente com a cantora Keri Hilson, e também a música "Waka Waka" (Esto És Afríca, em espanhol; This is África, em Inglês), que será apresentada na cerimônia de abertura pela cantora colombiana Shakira.
·        A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul terá todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na edição da Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França eInglaterra participarão desta Copa. A última vez que isto ocorreu foi em 2002, quando todos os vencedores de um Mundial estavam presentes. Além de 2010 e 2002, nos Mundiais de 1990, 1986, 1970, 1966, 1962, 1954 e 1950 todos os campeões mundiais de então estiveram presentes. O contraponto é a Copa de 1958, na Suécia, quando somente a Alemanha Ocidental (campeã mundial da época) estava presente, contra as ausências de Uruguai e Itália e a Copa do Mundo de 1930 e 1934 sem campeões mundiais presentes.
·        As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos.
·         Portugal e Alemanha (respectivamente 4º e 3º lugares na Copa de 2006) ao se classificarem quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção europeia que fica em 3º ou em 4º lugares no mundial anterior ficava de fora da Copa seguinte. Aconteceu com a França 3º em1986, Inglaterra 4º em 1990, Suécia 3º em 1994, Holanda 4º em 1998 e Turquia 3º em 2002.
·        Pela primeira vez desde a sua estreia em Copas do Mundo, a Arábia Saudita fica fora de um mundial.
·         Pela primeira vez a seleção da Austrália disputou, não as eliminatórias da Oceania e sim as eliminatórias da Ásia.

Wavin' Flag - Tradução / Team da Copa 2010


Ooooooh Wooooooh
Me dê liberdade, me dê fogo, me dê razão, me leve mais alto
Olhe os campeões, conquistar o campo agora, você nos define, nos faz sentir orgulhosos
Nas ruas estão, exaltados, enquanto nós perdemos nossa inibição
A celebração está em torno de nós, todas as nações, em torno de nós

Cantando sempre jovem, cantando músicas embaixo desse sol
Vamos realegrar no lindo jogo
E juntos no fim do dia

Nós todos dizemos

Quando eu ficar mais velho, ficarei mais forte
Eles me chamam de liberdade Como uma bandeira que se agita
E então isso voltará
E então isso voltará
E então isso voltará (x2)

Oooooooooooooh woooooooooohh hohoho

Te dê liberdade, te dê fogo, te dê razão, te leve mais alto
Olhe os campeões, conquistar o campo agora, você nos define, nos faz sentir orgulhosos
Nas ruas estão, exaltados, todos os perdedores com abição
Celebração, está em torno de nós, todas as nações, em torno de nós

Cantando sempre jovem, cantando músicas embaixo deste sol
Vamos realegrar no lindo jogo

E juntos no fim do dia

Nós todos dizemos

Quando eu ficar mais velho, ficarei mais forte
Eles me chamam de liberdade
Como uma bandeira que se agita

E então isso voltará
E então isso voltará
E então isso voltará (x4)

Wooooooooo Ohohohoooooooo ! OOOoooooh Wooooooooo
E nós todos cantamos isso




Nenhum comentário:

Postar um comentário