Pages

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Em Formação

Curso: Movas Tendências Metodológicas 
na arte de Educar

Como são as coisa na vida e como existem pessoas que deixam marcas para a eternidade...

É dessa formo que posso descrever o prazer que tive de fazer o curso com a Professora, e agora amiga, Evelyn Raimunda Vieira Radicchi.

Uma pessoa iluminada, que com sua competência e muito dinamismo feita com que eu mudasse o meu jeito de ver a EDUCAÇÃO e poder buscar novos meus para aprimora o meu fazer PEDAGÓGICO.

Foram dias iluminados de muito aprendizado e que me fez ver que posso ir muito mais longe.

Espero que muito em breve possa ter a oportunidade de estar novamente a participar de um curso ministrado por esta pessoa maravilhosa e poder colocar me prática tudo que ela ensinou. 

Evelyn

O que pensamos é a origem de todo nosso sucesso, mas também a fonte do fracasso, pobreza e infelicidade. Fazer a diferença entre as diversas pessoas pode ser complicado, mas, mais complicado mesmo, é lidar com os diversos motivos que nos cercam, ou seja, driblar os problemas no intuito de alcançar as soluções mais satisfatórias. Fazer a diferença é algo imprescindível, traz benefícios próprios e por consequência, mais e mais  vontade  para  tornar-se  referência.  Se a vitória será consequência, não importa, o importante é ter consciência do quanto desempenhamos um papel fundamental em cada etapa da nossa vida. 

Obrigado pro fazer parte da minha Vida!!!

Deus te ilumine!!!!

Rafael Araújo Rocha
Pedagogo

Deixo abaixo um texto de sua autoria, que já trabalhei com todos os meus professores e fez uam revolução na vida no dia-dia da escola.


VINTE SEGREDOS PARA CONSTRUIR A AUTO – ESTIMA NA SALA DE AULA

1. Professor, trate seus alunos com respeito, descubra o potencial existente em cada um, assim você estará salvando uma vida.


2. Estimule nos alunos atitudes e habilidades para que eles possam inovar, criar e agir de modo pessoalmente responsável; que saibam se auto- gerenciar; que conservem sua individualidade e ao mesmo tempo, trabalhem com eficiência em equipe; que confiem em seus poderes e em sua capacidade de contribuir.

3. Ensine a criança a pensar, a reconhecer discursos lógicos, a ser criativa e a aprender.
4. Professores com baixa auto-estima são tipicamente infelizes e professores infelizes utilizam métodos destrutivos e humilhantes para manter o controle da classe. Cuidado! Pois as crianças vêem no professor o seu referencial e com ele aprendem o comportamento do adulto.

5. Tenham uma profunda confiança no potencial da pessoa com a qual está lidando.
6. Atenção! Professores com boa auto-estima estão aptos a nutrir a auto-estima de outra pessoa, proporcionando uma experiência de aceitação e respeito.

7. Um dos maiores presentes que um professor pode dar a um aluno é negar-se a aceitar seu auto-conceito negativo.

8. O professor deve transmitir aos alunos suas experiências positivas com relação a eles. A criança sente-se nutrida, apoiada e inspirada.

9. Esteja sempre atento ao modo como trata a criança, dispensando-lhe cortesia, respeito, atenção. Assim você estará criando um ambiente favorável à auto-estima.

10. O professor deverá ter a mesma atitude em relação a todos os alunos. A criança precisa saber que na classe prevalece a justiça.

11. Ajude a criança a sentir-se visível, procurando ressaltar seus pontos fortes, incentivando a auto-apreciação.

12. Descubra o que há de melhor na criança para torná-la consciente de seus valores e apreciá- los.

13. Procure dar atenção especial às crianças tímidas, quietas, procurando trazer essa criança "para fora", interrogando-a, fazendo com que fale, diga sua opinião, permitindo que ela experimente sua competência social.

14. Mantenha a disciplina na sala de aula através de regras que, para serem respeitadas, precisam ser explicadas de forma que cativem as crianças e sejam compreendidas por elas, nunca impostas.

15. O professor deverá ensinar às crianças um respeito racional pelos sentimentos dos colegas e criar um ambiente no qual essa aceitação seja sentida por todos. Crianças que se sentem aceitas têm facilidade de se aceitarem.
16. Para o professor conseguir incentivar nos alunos a auto-aceitação precisa estar pronto para aceitar os sentimentos deles, buscando compreendê-los sem se deixar dominar por eles.
17. Cultive relações interpessoais positivas, competentes e bem-sucedidas.
18. Professores eficientes sabem que a pessoa só aprende construindo sobre os pontos fortes e não sufocando as fraquezas. Com isso constroem a competência, dando aos alunos tarefas condizentes com o nível de habilidade de cada um.
19. Ajude O aluno a passar de uma atitude de "aluno obediente" para a de "aluno responsável", capaz de questionar e, se necessário, desafiar.
20. Se o objetivo do professor é construir a auto-estima naqueles que foram confiados a seus cuidados, ele deve começar trabalhando primeiramente consigo mesmo. 

Evelyn Raimunda Vieira Radicchi

FOTOS...








Nenhum comentário:

Postar um comentário